Blog

Roda de Conversa “Novas fontes e abordagens para o ensino da ditadura militar nas escolas ”

Começou essa semana o Festival do Conhecimento da UFRJ. A iniciativa faz parte da comemoração dos 100 anos da Universidade e tem por objetivo ser um espaço de divulgação e troca do conhecimento e produção científica e cultural da Universidade.

O Núcleo de História Oral e Memória contribuiu com uma roda de conversa sobre as novas fontes para o ensino da Ditadura Militar nas escolas. Trazemos para a nossa roda de conversa a imprensa dos anos 1970, charges, fotos, filmes, peças de teatro, depoimentos e uma relação de diferentes tipos de acervos produzidos ainda durante a Ditadura e posteriormente, pelas Comissões de Verdade.

A atividade foi desenvolvida pela equipe do Núcleo que inclui alunos de graduação, da pós-graduação e professores da UFRJ, e coordenada pela professora Maria Paula Araujo.

A roda de conversa está incluída na playlist do Festival e ficará disponível até o final do evento, no dia 24 de julho. E você também poderá vê-la depois no nosso canal no youtube!

E você também poderá vê-la depois no nosso canal no youtube!

Assistam e deixem seus comentários sobre o que acharam da nossa atividade!